12Dezembro2017

Você está aqui: Início Metas do Milênio
1-acabar-com-a-fome-e-miseria

1-Erradicar a extrema pobreza e a fome

Reduzir pela metade o número de pessoas que sobrevivem com menos de 1 dólar por dia e que passam fome. Em uma condição precária como essa, não há possibilidade de que as crianças vivam sua infância como deveria ser: sem preocupações e ocupada pela imaginação.

Leia mais...

  • Acessos: 1150
Atingir a educação básica de qualidade para todos

2-Atingir a educação básica de qualidade para todos

No mundo existem 113 milhões de crianças fora da escola. O Brasil já quase atingiu a meta de incluir todas as crianças na escola, com mais de 57 milhões de estudantes matriculados em todos os níveis de ensino. Mas o problema continua na baixa qualidade do ensino e nos poucos anos de estudo por pessoa. 

Leia mais...

  • Acessos: 1045
Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher

3-Promover a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher

Dois terços dos analfabetos do mundo são mulheres. A superação das desigualdades entre meninos e meninas começa no acesso à escolaridade formal. A educação é fundamental para capacitar as mulheres a ocuparem papéis cada vez mais ativos, seja na economia, na política, na sociedade, seja no desenvolvimento pessoal.

Leia mais...

  • Acessos: 1099
Reduzir a mortalidade infantil

4-Reduzir a mortalidade infantil

Todos os anos, 11 milhões de bebês morrem de causas diversas como subnutrição, doenças, falta de higiene e maus tratos. É um número alarmante, mas em queda desde 1980, quando as mortes somavam o assustador número de 15 milhões de crianças.
Uma maior redução dessa estatística dependerá de muitos e variados meios, recursos, políticas e programas — dirigidos não só às crianças, mas a suas famílias e comunidades.

Leia mais...

  • Acessos: 1037
Melhorar a saúde materna

5-Melhorar a saúde materna

Nos países em desenvolvimento, as carências no campo da saúde reprodutiva produzem uma taxa de um óbito materno a cada 48 partos.

 

A redução da mortalidade materna é um objetivo que depende em grande parte da promoção integral da saúde para as mulheres em idade reprodutiva. A presença de profissionais qualificados na hora do parto é um reflexo do desenvolvimento de sistemas integrados de saúde pública.

Leia mais...

  • Acessos: 1224
Combater a AIDS, a malária e outras doenças

6-Combater a AIDS, a malária e outras doenças

Epidemias mortais vêm destruindo gerações e acabando com qualquer possibilidade de desenvolvimento em muitos lugares do planeta. Em todo o mundo, cerca de 39 milhões de pessoas são portadoras do vírus da AIDS. Por outro lado, a experiência de países como o Brasil, Senegal, Tailândia e Uganda demonstra que a expansão do HIV pode ser detida.

O Brasil tem o maior número de casos de malária das Américas, e é o terceiro lugar do mundo em incidência dessa doença.
Os casos de Aids, no entanto, diminuíram em quase todos os grupos. O único grupo em que houve aumento foi no de mulheres dos 13 aos 19 anos.

Leia mais...

  • Acessos: 992
Garantir a sustentabilidade ambiental

7-Garantir a sustentabilidade ambiental

Um bilhão de pessoas ainda não tem acesso à água potável. No entanto, no decorrer dos anos 90, quase o mesmo número de pessoas passou a ter tanto acesso à água potável como ao saneamento básico.

A água e o saneamento são dois fatores ambientais chaves para a qualidade da vida humana. Ambos fazem parte de um amplo leque de recursos naturais que compõem o nosso meio ambiente e que devem ser protegidos.

Leia mais...

  • Acessos: 994
Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento

8-Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento

Muitos países em desenvolvimento gastam mais pagando juros de suas dívidas do que investindo em causas sociais. Ao ajudar a capacitação de profissionais que pensarão e negociarão as novas formas para conquistar mercados e tecnologias, abre-se um sistema comercial e financeiro não apenas para grandes países e empresas, mas para uma concorrência verdadeiramente livre entre todos.

Leia mais...

  • Acessos: 987
Logo da Organização das Nações Unidas

O que é a Declaração do Milênio?

Aprovada pela Assembléia Geral das Nações Unidas, a Declaração do Milênio, ratificada no ano de 2000, reúne os planos de todos os Estados-Membros da ONU, para melhorar a vida de todos os habitantes do planeta no século XXI. Leia, a seguir, a íntegra do documento.

Leia mais...

  • Acessos: 355